Como fazer converter uma fotografia em código QR?

Patricia Puerto
Patricia Puerto
haztucartadigital.com

Embora se trate de uma tecnologia que surgiu nos anos 90, há já alguns meses que vemos uminteresse crescentena utilização de ferramentas e serviços que nos permitem converter imagens ou qualquer tipo de ficheiro num código QR , a fim de o partilhar de uma forma simples.

Antes de continuar, gostaria de vos dar um pouco de contexto introdutório para explicar o que é um código QR? de onde é que eles vêm? Porquê utilizá-los? Antes de prosseguirmos para explicar como converter uma imagem em código QR com a ajuda do nosso gerador QR

Crie o seu QR Code gratuito

Transforme qualquer documento num QR Code

SUBIR ARQUIVO
Converte outros tipos de elementos:
URL PDF IMAGEM PALAVRA
Green tab content
Blue tab content

O que é um código QR?

Como fazer converter uma fotografia em código QR?

Um QR é um código de barras bidimensional, geralmente sob a forma de um quadrado, que armazena dados codificados que são armazenados sob uma url ou domínio específico.

A sua origem data de 1994, e foi criada por Denso Wave, do Grupo Toyota, mas só em 2010 é que a sua utilização começou a expandir-se nos EUA e na Europa, onde temos visto como a sua aplicação tem vindo a aumentar.

Nos últimos meses, como resultado da pandemia de Covid-19 e do aumento da digitalização, tornou-se um recurso muito comum que pode ser utilizado em diferentes meios de comunicação como uma ajuda para expandir ou fornecer informação.

A forma de decifrar ou ler a informação contida nestes códigos é utilizando um leitor de códigos QR, que pode ser encontrado em qualquer dispositivo móvel.

A utilização mais comum é poder apresentar uma página web a partir de um dispositivo físico, como um anúncio, cartaz, etc. Mas também estamos a ver interesse na utilização desta tecnologia para diferentes usos tais como: partilha de pdfs, imagens, vídeos, resultados da lotaria, mesmo para armazenar a sua palavra-chave wifi, etc.

E desde há alguns meses para apresentar menus e ementas digitais código QR dentro de restaurantes, bares e cafés para evitar a utilização de ementas físicas como medida preventiva para o Covid.

Vi mesmo que, em alguns jornais, utilizam estes códigos como um recurso para expandir a informação impressa e levar o leitor a outros tipos de conteúdos, tais como conteúdos audiovisuais.

Uma questão comum e necessária hoje em dia é como (converter) uma fotografia em código QR.

O tratamento de ficheiros digitais, tais como imagens, PDF ou documentos Word é muito comum hoje em dia, mas se o que é necessário é poder apresentar uma alternativa com zero contactos, usando código QR, deve

A tecnologia do código QR está connosco há muitos anos mas só nesta nova realidade para a COVID-19 foi possível demonstrar a importância dos códigos QR na manutenção da política de contacto zero.

Para que serve um (QR code)?

Como fazer converter uma fotografia em código QR?

Inicialmente, esta tecnologia surgiu no sector automóvel japonês, com o objectivo de ser um código alternativo aos códigos de barras já existentes, que serviria para catalogar inventários e peças sobressalentes de veículos na cadeia de fabrico, de modo a que os processos industriais pudessem ser racionalizados e tornados mais eficientes.

Por volta de 2010 a licença foi libertada e a tecnologia começou a ser utilizada, primeiro nos EUA e depois em todo o mundo.

Em termos de utilidades e para que pode ser utilizado um código QR, podemos diferenciar entre

Armazenar informação e divulgá-la

Ajuda-nos a armazenar informação para que apossamos divulgar. É muito fácil de usar e de fácil utilização. Em suma, é uma forma muito poderosa de ligar o mundo offline ao mundo online, uma vez que fornecemos um código num meio físico que levará à informação digitalizada.

Leva-nos normalmente a um website com informações específicas: a partir de um artigo, formulário, etc. Mas também tem outras utilizações, tais como arquivamento de um documento, recurso audiovisual, etc.

Como instrumento de marketing

Porque além de armazenar informação, pode servir ao seu negócio como uma ferramenta poderosa para estar mais próximo dos seus clientes e explorar a sua relação com eles: para saber o que mais gostam no seu negócio, para apresentar informação relevante, para lançar acções promocionais, etc.

Como ler um código QR?

Para nós, o acesso à informação e conteúdo sob um (QR code) é muito simples. Tudo o que precisamos é de uma aplicação de leitura no nosso dispositivo móvel.

Dependendo do tipo de sistema operativo que possui no seu dispositivo móvel, o acesso à informação pode ser diferente

Alguns aparelhos têm a capacidade de ler códigos QR nativamente sem ter de descarregar uma aplicação. Por exemplo: Samsung, Apple, etc.

Mas se precisar de ter um leitor de código QR no seu dispositivo, existe uma vasta gama de aplicações gratuitas e pagas para instalar. Dependerá do que precisa ou das funcionalidades que deseja ter: da leitura do histórico, do armazenamento dos códigos QR que leu anteriormente, etc.

No caso do Android: terá de ter uma aplicação previamente descarregada no seu dispositivo para o poder ler.

Se tivermos de lhe dar algumas aplicações recomendadas, mencionaremos: Leitor QR, QR Droid, Código de Barras…

Outra opção que pode não ter conhecimento é que existem aplicações instaladas no seu telefone que podem servir como leitor de código QR. Aqui está a lista fornecida por Xatakandroid onde verá que se já tem a aplicação Facebook, o twitter ou o navegador Opera, não precisa de descarregar novas aplicações.

Outros terminais, tais como a Apple e a Samsung, já a têm nativamente integrada e ao aceder simplesmente à aplicação fotográfica e ao concentrar-se no código que deseja ler, recebe a informação. Uma mensagem aparece no ecrã para continuar com a abertura e desencriptação da informação por detrás

E agora que sabe um pouco mais sobre a tecnologia (QR code), dir-lhe-emos em alguns passos simples como pode converter um (foto) em um (QR code).

Como converter uma fotografia para código QR

Seleccione a uma fotografia que pretende converter

Pode (converter) para código QR qualquer tipo de (uma foto): de um jpg, png, tiff, pdf, etc.

E pode não só (converter) uma fotografia mas também código QR, etc.

Armazenar num domínio

Precisará de ter um alojamento ou sítio web para alojar o seu (QR code). Se tiver o seu próprio website, ao utilizar um cliente ftp terá muito fácil, basta iniciar sessão, deixar o seu ficheiro e criar a página web que mostrará o conteúdo que deseja exibir.

Mas na maioria dos casos, e imagino que é por isso que está aqui, é porque não tem o seu próprio domínio, mas gostaria de codificar certas informações para poder oferecê-las e tê-las acessíveis através do código QR.

Se este é o seu caso, não tem nada com que se preocupar porque está no lugar certo. Da Haztucartadigital, colocamos à sua disposição o nosso gerador QR sem a necessidade de ter um domínio onde carregou as suas informações para criar o seu código QR uma fotografia.

Fornecemos-lhe um espaço no nosso domínio e alojamento para que possa carregar a sua uma fotografia e receber em troca o seu (QR code) que pode digitalizar e partilhar com os seus clientes, amigos, etc.

Seleccionar um gerador código QR

Como fazer converter uma fotografia em código QR?

Encontre o gerador código QR em que está mais interessado para converter o seu código QR. Existem milhares de possibilidades e alternativas, mas como está aqui, queremos aproveitar a oportunidade para lhe oferecer o nosso gerador.

Fornecemos-lhe o nosso gerador gratuito para (converter) o seu uma fotografia para código QR.

Pode encontrar outros serviços, mas a vantagem do nosso gerador de códigos QR é que lhe oferecemos um serviço gratuito, simples e instantâneo. Com o nosso plano Freemium terá o seu (QR code) sem ter de fazer qualquer pagamento

Verifique o seu código QR

É importante que uma vez que o gerador devolva o código QR, verifique e valide o seu correcto funcionamento. Para o fazer, encontre o seu smartphone ou dispositivo móvel/Tablet, abra a sua aplicação de leitura de código QR e digitalize-a, para verificar se o que vê é realmente o seu ficheiro e informação.

Descarregue o seu código QR

Uma vez criado o seu (QR code), terá de ser capaz de o disponibilizar num ficheiro que lhe dê a possibilidade de o partilhar, imprimir e torná-lo público.

O formato em que pode descarregá-lo é um formato de ficheiro de imagem gráfica em alta qualidade e comprimido em 24 bits: PNG, que pode editar e trabalhar com: redimensionar, embutir num desenho, etc.

A vantagem é que não têm cor de fundo, pelo que pode instalá-los em qualquer peça gráfica que tenha.

Prepare e imprima o seu (QR code)

No formato png em que lhe forneceremos o código, poderá utilizá-lo para o integrar num design, cartazes, fotografia, peças de design corporativo, tais como cartões, panfletos, etc.

E pode mesmo inseri-lo em formatos de design digital para o partilhar em meios digitais tais como posts no Facebook, website, etc.

Divulgação de conteúdos

No que diz respeito à promoção e divulgação do seu (QR code), dependerá da estratégia de marketing que escolher e do objectivo para o qual escolheu utilizar esta tecnologia para si ou para o seu negócio.

Mas aqui estão algumas recomendações sobre como divulgá-lo e utilizá-lo em meios físicos

  • Autocolantes/Stickers: Se tiver um estabelecimento, por exemplo restaurante, café, etc. a melhor forma de tornar o seu QR visível é através de autocolantes que colocará nas suas mesas, bar, suportes decorativos, etc. Os seus clientes poderão aceder à informação de uma forma clara e simples.
  • Um conselho que lhe damos é que os autocolantes devem ter um tamanho médio, ou seja, não devem ser nem tão pequenos que dificilmente os possa ver, nem tão grandes que pareçam exagerados. Recomendamos-lhe um tamanho de 7×3,5 cm para que possa criar os seus autocolantes. Se precisar da nossa ajuda, aqui está a nossa oferta de ajuda
  • Etiquetas: Acompanhe as etiquetas dos seus produtos com informação adicional inserindo um código QR que forneça informação adicional.
  • Flyers: se a sua estratégia de marketing inclui a distribuição de folhetos publicitários, não espere mais e utilize este meio para ligar o mundo físico offline à sua realidade virtual. Uma nova forma para os seus clientes e potenciais clientes se ligarem à sua marca e acederem à informação. Por exemplo, um cabeleireiro poderia acrescentar toda a sua lista de serviços e tratamentos sob um código ou um restaurante poderia oferecer o seu menu neste formato. Poderá também utilizá-lo para oferecer aos seus clientes uma promoção ou desconto, ou um formulário numa página de desembarque para captar contactos.
  • Vitrinas: Outra forma de fornecer informação e exibir o seu código QR é colando-o na vitrina do seu estabelecimento, com um autocolante suficientemente visível para atrair a atenção. Incluir informações de interesse como a sua carta para os seus clientes e potenciais clientes verem ou promoverem os seus meios de comunicação social ou website.

Estas são apenas algumas, mas existem centenas de possibilidades para divulgar e divulgar o seu código QR aos seus clientes e potenciais clientes, tais como nos seus artigos de papelaria, nos veículos, nas embalagens dos seus produtos, nas embalagens dos seus produtos, etc.

Agora que sabe tudo isto, de que está à espera para começar a usar (QR code) para o seu negócio? A partir do haztucartadigital, colocamos à sua disposição o nosso gerador (QR code) para que possa começar com ele.

Veja tudo o que está relacionado com os cardápios digitais

Como fazer converter uma fotografia em código QR?

Embora se trate de uma tecnologia que surgiu nos anos 90, há já alguns meses que vemos uminteresse crescentena utilização de ferramentas e serviços que nos permitem converter imagens ou qualquer tipo de ficheiro num código QR , a fim de o partilhar de uma forma simples. Antes de continuar, gostaria de vos dar um […]

Leia mais

5 coisas que podem melhorar o seu restaurante com um cardapio digital

Um aspecto descoberto para os restaurantes é o QRcardapio digital, mas existem também outras alternativas para fazer crescer rapidamente o negócio. Desde uma boa concepção até à interacção da plataforma digital com os clientes, o que pode conduzir a mais receitas. Nos últimos anos, as sociedades tornaram-se digitalizadas e confiam agora fortemente nas tecnologias e nas […]

Leia mais

(Como) criar um cardapio digital para um restaurante?

Neste artigo gostaríamos de explicar alguns dos pontos a ter em consideração se quiser utilizar um cardapio digital para um restaurante. Nos últimos meses, tem havido acelerou a tendência de digitalização e a utilização da Internet para o acesso à compra ou contratação de serviços, desde a compra de mercearias, vestuário e calçado, brinquedos, etc., […]

Leia mais