Crie a sua primeira carta digital QR

Mostrar-lhe-emos como criar a sua primeira carta digital QR com o nosso serviço de duas maneiras diferentes:

  • Na secção de acesso rápido, disponível na página principal ou em qualquer um dos nossos artigos
  • Do assistente de criação de gráficos digitais na área privada.

É importante notar que nesta secção mostraremos como criar uma carta digital baseada num documento digital anterior, tal como uma carta digital baseada num documento PDF ou WORD. A criação de gráficos interactivos será tratada em secções posteriores.

Como criar o seu primeiro gráfico QR digital a partir da secção de acesso rápido

O acesso rápido está actualmente disponível em três lugares no nosso website:

  • Início
  • Secção do gerador QR
  • Artigos de blogues

A seguir descrevemos os passos para a criação de uma carta QR digital, a primeira coisa a fazer é ter à mão o ficheiro que deseja partilhar, existem vários formatos compatíveis: PDF, WORD, IMAGE, etc…

O processo é exactamente o mesmo em qualquer parte do website, clicando em UPLOAD FILE ou na imagem acima, abre-se uma caixa de diálogo para que possa seleccionar os ficheiros que deseja partilhar no menu digital.

Uma vez o ficheiro carregado no servidor, verá um modal com este aspecto onde pode fazer duas coisas:

  • Descarregar o código QR com o botão DOWNLOAD QR.
  • Introduza o seu endereço de e-mail para receber o código QR directamente na sua caixa de entrada.

Com qualquer uma destas duas formas pode facilmente descarregar o código QR para o utilizar como entender, partilhá-lo, imprimi-lo, etc…

Como criar a sua primeira carta digital a partir do assistente de criação na área privada

Em primeiro lugar, deve aceder à sua área privada, isto pode ser feito através da secção de registo.

Se já criou utilizadores, deve utilizar a página de login para aceder à sua área privada utilizando o seu nome de utilizador e palavra-passe.

Uma vez dentro da sua área privada, terá um botão no topo visível para a criação de um NOVO QR, no caso de ser a primeira vez que se regista, saltará directamente para o assistente de criação.

A primeira coisa é indicar a finalidade da carta digital QR, neste caso, o uso comercial ou PESSOAL.

Os cartões QR digitais para uso comercial terão de preencher as seguintes informações

Os únicos campos obrigatórios são TIPO DE ESTABELECIMENTO e NOME DO ESTABELECIMENTO que ajudarão a formar o URL personalizado da sua carta, no nosso caso faremos a carta digital QR para um estabelecimento que é uma padaria e o seu nome Marselha, seria o seguinte

Por outro lado, também podemos criar uma carta QR digital para ser utilizada para o PESSOAL nesta situação, que teremos de preencher:

O passo seguinte será o assistente para escolher o tipo de experiência que queremos dar aos nossos visitantes, uma versão optimizada para dispositivos móveis utilizando componentes visuais especiais ou uma versão reutilizando o mesmo PDF (ou documento) com a versão digital da carta.

Se escolher a opção de reutilizar o mesmo PDF (ou documento) que já tem, ser-lhe-á dito em que parte do configurador se devem carregar os ficheiros.

A partir do configurador temos duas opções para carregar um documento para a nossa carta digital:

Permitir-nos-á carregar os documentos que deseja que apareçam no seu código QR, neste exemplo teremos uma carta QR digital do tipo PDF. Para carregar os seus documentos, clique no botão UPLOAD FILE e seleccione o ficheiro que deseja partilhar a partir do seu computador.

No nosso caso, seleccionámos um PDF que se parece com este, é muito importante que tenha uma boa qualidade para que possa ser lido correctamente.

Ao seleccionar o ficheiro, a informação será carregada na plataforma e a correspondente confirmação será feita se tudo tiver corrido bem. Nesta altura, pode carregar quantos documentos desejar.

Após terminar o processo, clicar no botão GO TO CART para sair do assistente e aceder ao CONFIGURADOR onde pode continuar a trabalhar com a carta digital QR ou descarregar directamente o código QR.

A partir do configurador pode descarregar facilmente o código QR para o utilizar como entender, partilhá-lo, imprimi-lo, etc…

Próximos passos

Já criou o seu primeiro cartão QR digital, parabéns! Agora é encorajado a tirar o máximo partido desta tecnologia.